Recondicionamento de óleo

 

Neste artigo vamos falar sobre por que precisamos de análise cromatográfica do óleo do transformador. No problema de prolongar a vida útil dos óleos de transformadores, um papel importante é desempenhado por meio do controle de seu estado atual. Sabendo como o líquido isolante se sente no momento, você pode tomar uma decisão oportuna sobre sua substituição ou restauração sem conseqüências perigosas para o transformador de potência e outros equipamentos com óleo.

 

A análise cromatográfica do óleo do transformador é um dos métodos mais eficazes para o diagnóstico precoce do estado dos fluidos isolantes. Baseia-se no trabalho com gases dissolvidos, que são o resultado da decomposição do isolamento.

 

Por via de regra, para a análise é necessário determinar tais gases como hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, etileno, acetileno, óxido e gás carbônico, metano. Quanto mais qualitativamente a análise cromatográfica é realizada, mais confiáveis ​​são os dados sobre o estado do sistema de isolamento.

 

Pela primeira vez, esse tipo de pesquisa foi aplicada nos anos 70 do século passado na Inglaterra. A primeira experiência foi bem-sucedida, portanto, novas análises cromatográficas começaram a ser usadas na maioria dos países desenvolvidos.

 

As principais etapas da análise cromatográfica do óleo do transformador:

 

  • Seleção de amostras;
  • transporte de amostras selecionadas para o laboratório;
  • trabalho preparatório;
  • análise cromatográfica adequada;
  • trabalhar com os resultados, conclusões.

 

As vantagens de tal análise incluem a possibilidade de diagnósticos com alto grau de confiabilidade de defeitos desenvolvidos em um transformador, que são causados ​​por superaquecimento local e (ou) descargas elétricas. Ao mesmo tempo, o método tem suas desvantagens, que são expressas em um tempo de medição relativamente grande, custos significativos de material e a necessidade de reagentes químicos.

 

A presença dessas deficiências ainda não permite a inclusão de análises cromatográficas no programa de análise expressa. Recuperação de óleo de óleo de transformador.

 

Para obter resultados tão precisos quanto possíveis, é necessário realizar corretamente a amostragem, armazenamento e transporte de amostras para o local de análise.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*